Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça Carlos Gomes

A praça leva o nome de um dos principais músicos do país

“Lá pelos idos de 1870, o logradouro ficava além dos limites urbanos e era ponto de passagem para os viajantes que adentravam a cidade pelo sul. Conta-se que havia uma cruz de madeira – a Cruz das Almas – em um ponto da praça, fazendo com que a região fosse conhecida como Campo da Cruz das Almas”.

A primeira ocupação da atual Praça Carlos Gomes é datada deste mesmo período citado acima. Teriam fixado residência no local o engenheiro americano Maurício Lee Swain e sua esposa Sophia. Em 1884 – após a desapropriação do imóvel – ali seria demarcado a Praça Sete de Setembro. Passou a se chamar Praça da Proclamação em referência a República; e em 1896 ganharia a denominação atual como forma de homenagear o compositor Carlos Gomes.

Praça Carlos Gomes - Curitiba Space

Intervenções de fato no local começariam em 1903 – durante a gestão municipal de Luiz Xavier. A ideia era realizar estudos e levantamentos com o intuito de embelezar o logradouro. Os anos posteriores foram marcados pela formação de um comércio diversificado na região e também o processo de ajardinamento. A Praça Carlos Gomes abrigou o Quartel General do Quinto Distrito e tempos depois – na mesma construção – a Escola de Aprendizes e Artífices (atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O embelezamento do local teve continuidade com o prefeito Cândido de Abreu. As melhorias – que incluíram lago (com uma queda d’ água) e um abrigo para cisnes – foram entregues acompanhadas de um grande público.

Obras gerais (limpeza, conservação, e arborização) também receberam a devida atenção. Em 1925, o local ganhou uma escultura em bronze de Carlos Gomes realizada por João Turin; fato que representou uma conquista do Grêmio Musical Carlos Gomes – grupo de destaque para o progresso musical da capital paranaense.

No decorrer dos anos, a Praça Carlos Gomes ganhou destaque com a urbanização; revestimento em petit-pavê; além de se tornar atrativo para comerciantes e moradores. As construções eram de variados estilos e funcionalidades. Um dos exemplos é o Pavilhão Carlos Gomes – que teve a inauguração em 1942 com a presença dos Irmãos Queirolo – e se tornou um espaço para espetáculos populares e frequentados por milhares de curitibanos.

Praça Carlos Gomes - Curitiba Space

A rotina agitada da Praça Carlos Gomes ganhou ainda mais motivo com a implantação do Terminal de Ônibus em 1992. O local é tradicional por sediar o Jornal Gazeta do Povo – inclusive sendo local para a comemoração dos aprovados nos vestibulares da Universidade Federal do Paraná. Em 2013, a Praça Carlos Gomes também foi palco de diversos shows durante a Corrente Cultural de Curitiba. Fica entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e as Ruas Pedro Ivo, Monsenhor Celso e José Loureiro.

Nascido em Campinas, Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896) se destacou no gênero musical romântico, fazendo longa carreira na Europa. Sua principal obra foi “O Guarani”. Conheça mais o compositor.

Referências:
BOLETIM CASA ROMÁRIO MARTINS. Praças de Curitiba – Espaços verdes na paisagem urbana. Curitiba. FCC. 2006. 200p. (Informações gerais, assim como a citação no primeiro parágrafo)

Outros posts