Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça 29 de Março

O nome da praça é uma referência ao dia de fundação de Curitiba

A história do terreno onde atualmente se localiza a Praça 29 de Março remonta ao futebol paranaense da primeira metade do século XX. Em 1948, o espaço foi doado, através de uma iniciativa privada, ao Poty Esporte Clube – equipe que na época disputava a segunda divisão do Campeonato Estadual. Além de estádio, que ganhou o nome de Capitão Manoel Aranha, o terreno também deveria ser utilizado para atividades de lazer e entretenimento para a população. O acordo acabou não sendo cumprido e o espaço passou a ser propriedade da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Praça 29 de Março - Curitiba Space

Antes de se tornar praça esportiva, o local teria pertencido nos tempos de Império a Juca Luz, e posteriormente de propriedade da família Mann, mais especificamente Paulo Mann. Para regularizar a situação dos lotes a família doou o terreno ao Poty Esporte Clube.

Em novembro de 1966 nasceu a Praça 29 de Março. O projeto idealizado por Jaime Lerner tinha como objetivo trazer para o público a história de Curitiba até a década de 1970 através de alguns fragmentos do painel em baixo relevo de concreto de Poty Lazzarotto. O nome é uma homenagem ao dia de aniversário da capital paranaense.

Praça 29 de Março - Curitiba Space

Na gestão de Rafael Greca de Macedo, durante as festividades dos 300 anos de Curitiba, a Praça 29 de Março ganhou o “Horto das Nações”, com árvores símbolos dos seguintes países: Alemanha, El Salvador, Itália, Japão, Paraguai, Polônia, Portugal, Suíça, e Uruguai.

A Praça 29 de Março ainda oferece Feira Livre aos domingos das 8h às 12h30; uma árvore imune de corte conhecida como Jatobá (Hymenaea courbaril); diversos aparelhos para atividades físicas e de lazer como a academia ao ar livre; além de uma pista de caminhada e corrida que contorna o local. O espaço também é bastante utilizado por praticantes de acrobacias urbanas, esporte conhecido como “Parkour”.

Praça 29 de Março - Curitiba Space

A praça fica entre as Ruas Padre Anchieta, Brigadeiro Franco, Martin Afonso e Desembargador Motta, Mercês, Curitiba.

Referências:
MALINOWSKI, Rosemari; PENDIUK, Fábio. Praça 29 de Março – Resgate histórico sob o enfoque da educação e percepção ambiental na cidade de Curitiba/PR. Disponível em <http://www.isulpar.edu.br/publicacoes/anexo/revista2012/ROSEMARI_MALINOWSKI.pdf>.

Outros posts