Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski no Bar Ao Distinto Cavalheiro

Em uma das portas do Bar Ao Distinto Cavalheiro há uma referência ao poeta

Wellington Borges Costa, ou só “Wella”, esse é o nome de um dos proprietários do Bar Ao Distinto Cavalheiro. Ele recebeu o Curitiba Space para falar um pouco sobre a vida de Paulo Leminski. Wella não chegou a conhecer o poeta, mas possui uma relação próxima com a família, em especial Alice, Áurea e Estrela Leminski.

Quem passa ou frequenta o Ao Distinto Cavalheiro já deve ter notado uma referência ao poeta e escritor curitibano na porta da frente do estabelecimento. A arte, realizada por Wella e Estrela, foi desenhada em uma noite de inverno na data em que marcava um dos aniversários de morte de Paulo Leminski.

Paulo Leminski - Bar Ao Distinto Cavalheiro - Curitiba Space

O poeta faleceu no dia 07 de junho de 1989. O trabalho apresenta o rosto de Leminski e o seguinte poema.

passa e volta
a cada gole
uma revolta

O Bar Ao Distinto Cavalheiro, localizado na Rua Saldanha Marinho, 894, possui uma decoração típica de bares cariocas e paulistas da década de 40. A variedade do cardápio inclui a tradicional carne de onça e diversos tipos de cachaças. O ambiente é frequentado por intelectuais da cidade como Dante Mendonça.

Saiba mais sobre o proprietário:

Wellington Borges Costa é professor, escritor e músico. Wella, como é conhecido no curso Positivo, onde dá aula, começou a lecionar Língua Portuguesa e Redação em 1983. Na época, era estudante do Curso de Letras da Universidade de São Paulo. O professor está no Positivo desde 1995. Junto com sua esposa, a professora de geopolítica Luciana Salles Worms, Wella ganhou o Prêmio Jabuti 2003 na categoria Melhor Livro Didático, com a obra “Brasil Século 20 – Ao Pé da Letra da Canção Popular”. Desde 2002, o paulistano é proprietário do bar Ao Distinto Cavalheiro.

Paulo Leminski - Bar Ao Distinto Cavalheiro - Curitiba Space

Referências:
Visita ao local.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts