Palacete dos Leões

O Palacete dos Leões foi construído no contexto da exportação da erva-mate no Paraná

Construído em 1902, o Palacete dos Leões tem estilo eclético e aspectos renascentistas e barrocos. O local serviu inicialmente para abrigar a família de um dos mais importantes moradores da cidade, Agostinho Ermelino de Leão Júnior, e sua mulher, Maria Clara de Abreu Leão. Antes disso, Ermelino de Leão deixou Curitiba, em 1890, e mudou-se para Ponta Grossa, para se tornar um dos principais nomes do Estado e um dos responsáveis pelo crescimento da erva mate – o chamado “ouro verde”. No retorno a CuritibaErmelino começou a construção de sua residência, o Palacete dos Leões. A época registrou uma série de construções que remetiam a palácios, principalmente nos bairros Batel Alto da Glória.

BRDE Palacete dos Leões - Curitiba Space

O projeto foi assinado por outro ilustre morador de Curitiba, o engenheiro Dr. Cândido Ferreira de Abreu, cunhado de Ermelino e primeiro prefeito da cidade eleito por voto direto. Destaque também para a localização, onde atualmente é a Av. João Gualberto, via que na época abrigava residências de importantes nomes de Curitiba. Com o ciclo da erva-mate, o Palacete dos Leões se tornou centro de importantes discussões sobre o contexto. Além disso, a casa foi usada para importantes encontros políticos, como a visita do então Presidente da República Afonso PenaCuritiba, em 1906.

Após a morte de Ermelino, em 1907, o Palacete passou a ser de sua esposa, Maria Clara, que ali viveu até 1935. Com a morte dela, o local passou para a responsalidade de Maria Clara Leão de Macedo, filha do casal, que casou com Tobias de Macedo. Ali estabeleceu sua família. Na década de 1970, o ciclo família Leão se encerrou no Palacete. Em 1984, o local foi adquirido pelo IBM do Brasil, que usou uma parte do terreno para construir a sede da empresa. Atualmente, o edifício é a sede do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que em 2005 reabriu o Palacete dos Leões, dessa vez se consolidando como espaço de cunho cultural.

BRDE Palacete dos Leões - Curitiba Space

O local é utilizado com o intuito de fomentar a cultura em Curitiba e é mantido sem fins lucrativos. São apresentadas várias ações, das mais diversas técnicas e linguagens, criando sua própria tradição na cidade. As exposições são selecionadas por uma comissão, formada por funcionários do Banco e artistas convidados. Podem ser vistos desde mostras de artes visuais até apresentações de grupos musicais e lançamentos de livros.

Em um terreno com 10.000 metros quadrados, que abriga também um bosque com árvores centenárias, o Palacete dos Leões é um importante exemplar das imponentes construções da antiga Curitiba, do tempo em que a cidade tinha pouco mais de 35 mil habitantes. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 17 de dezembro de 2.003.

BRDE Palacete dos Leões - Curitiba Space

Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 530, e fica aberto apenas de segunda a sexta, das 12h30min às 18h. A entrada é gratuita.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Palacete Leão Junior. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.
BRDE. Cultura. Disponível em <http://www.brde.com.br/>.

Atrativos Turísticos

Especial: Bens Tombados

Especial: Palácios de Curitiba

Outros posts