Especial: Palácios De Curitiba

Especial: Palácios de Curitiba

Palacete Ascânio Miró

A construção é uma das primeiras em estilo palaciano de Curitiba

A erva-mate trouxe para Curitiba no início do século XX um cenário de riqueza, com residências semelhantes a palacetes. Além de criar barões e viscondes, o período – que tinha como base ideias adquiridas em viagens da elite para Europa – também foi marcado por amplo desenvolvimento cultural e intelectual. A Universidade Federal do Paraná e o Museu Paranaense, por exemplo, tiverem o seu início de certa forma ligado às riquezas da erva-mate.

Especial Palácios em Curitiba - Palácio Ascânio Miró - Curitiba Space

Alguns bairros de Curitiba também surgiram no contexto ervateiro. Assim como o Alto da Glória, o Batel teve na antiga Estrada do Mato Grosso (atual Rua Comendador Araújo) o endereço preferido para a construção de residências e casarões. Como ponto de parada das mulas carregadas oriundas do interior do Estado, a região abrigou importantes nomes e famílias paranaenses como Manuel e Ascânio Miró, Manuel de Macedo, Guilherme Xavier Miranda, David Carneiro e Joaquim José de Lacerda. O atual Shopping Omar, considerada a primeira sede da UFPR, era casa de Manuel Miró.

Especial Palácios em Curitiba - Palácio Ascânio Miró - Curitiba Space

Uma das construções que permitiram Curitiba passar de uma arquitetura urbana e pesada para o estilo palaciano é o Palacete Ascânio Miró. Na época, o casarão se destacava na cidade principalmente pela presença de seu torreão. A estrutura, que teve o futuro prefeito Cândido de Abreu como responsável, contempla aspectos ecléticos, com mistura de orientalismo e pitoresco inglês, além de uma série de detalhes como mirante; entrada através de uma escada bifurcada; janelas e portas com ornamentos entalhados na madeira; e o foco na visualização de esquina.

Especial Palácios em Curitiba - Palácio Ascânio Miró - Curitiba Space

Atualmente, o Palacete Ascânio Miró é sede de uma agência bancária e a sua arquitetura original se mantém no âmbito externo. A construção fica na Alameda Presidente Taunay, esquina com a Rua Comendador Araújo, no bairro Batel.

especial-palacios-em-curitiba-palacio-ascanio-miro-curitiba-space-11

O trecho da Rua Comendador Araújo, que fica entre as ruas Desembargador Motta e Benjamin Lins, teve seu conjunto urbano tombado, por apresentar uma série de casarões e edifícios antigos da cidade.

Referências:
CURITIBA DELUXE. A Rua do Olhar. Disponível em <http://www.curitibadeluxe.com.br>.
GAZETA DO POVO. Erva-Mate. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
UFRGS. Cândido de Abreu e a Arquitetura de Curitiba entre 1897 e 1916. Suzelle Rizzi, 2003.

Especial: Palácios de Curitiba

Outros posts