Especial: Universidade Federal Do Paraná – UFPR – Curitiba Space

Especial: Universidade Federal do Paraná

O contexto da criação da Universidade do Paraná

A criação da Universidade teve dois protagonistas: Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo

A criação da Universidade do Paraná em 1912 passava por dois grupos distintos formados por Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo. A escolha da data, 19 de dezembro, não foi coincidência. A ideia, segundo Victor Ferreira do Amaral – mais apegado a questões regionalistas históricas -, era de simbolizar a emancipação política do Estado, em 1853, com uma emancipação intelectual, ideia sugerida também pelo então governador do Paraná, Carlos Cavalcanti.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - O Contexto da criação da Universidade do Paraná - Curitiba Space

Foto enviada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR

A necessidade de construir uma universidade no Paraná combinava com os contextos nacionais e estaduais da época. Em 1911, a Lei Rivadávia – através do ministro do Interior, Rivadávia da Cunha Correa -, liberou o ensino superior no Brasil. No âmbito regional, a elite paranaense se encontrava fragilizada pela perda do território do Contestado para Santa Catarina, através da decisão ratificada pelo Supremo Tribunal Federal em 1909, e buscava intensificar o número de profissionais visando o Ensino Superior.

Outro fator que tornava ainda mais real a possibilidade da criação de uma instituição de ensino superior em Curitiba era a estreita ligação com os órgãos públicos. Com o apoio oficial, a Universidade do Paraná, atual UFPR, recebeu por parte do Governo do Estado uma doação para o patrimônio da instituição, enquanto a Prefeitura de Curitiba disponibilizou o terreno que atualmente contempla o Prédio Histórico da Santos Andrade.

A foto, do Acervo da ACS / UFPR, mostra o lançamento da pedra fundamental da recém criada sede na Praça Santos Andrade. Na imagem, é possível observar, em primeiro plano na escada, Victor Ferreira do Amaral, e o Comandante Geral da Região com a mão no peito do então prefeito de Curitiba, Cândido de Abreu.

Referências:
SIQUEIRA, Márcia Dalledone. UFPR Centenário. Curitiba. UFPR. 2013. 161p
WACHOWICZ, Ruy Christovam. Universidade do Mate – História da UFPR. Curitiba. UFPR. 2006. 221p

Especial: Universidade Federal do Paraná

Outros posts