Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico é um dos principais cartões postais de Curitiba

Considerado um dos espaços públicos mais conhecidos e visitados de Curitiba, o Jardim Botânico – inaugurado no dia 05 de outubro de 1991 – contempla 178 mil m² de área verde e muita história. O local oferece como destaques – além da estufa – o Museu Botânico de Curitiba; Jardim das Sensações; espaço cultural Frans Krajcberg (atualmente desativado); estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná; e as áreas destinadas para lazer e exercícios físicos. O nome oficial é uma homenagem a Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, considerada uma das pioneiras no planejamento urbano da cidade.

Palácio de Cristal

O Jardim Botânico tem na estufa o seu principal destaque. Em estilo art-nouveau e inspirada no Palácio de Cristal de Londres, o local é aberto ao público e abriga uma série de espécies da floresta atlântica, como por exemplo, caetê e palmito. Há no seu interior uma estátua em homenagem ao Dia Mundial do Habitat. A área também é muito procurada por fotógrafos e oferece uma bela visão do jardim em estilo francês do Botânico.

Jardim Botânico - Curitiba Space

Além da estufa, uma das principais atrações fica por conta do Jardim das Sensações. O espaço visa estimular os sentidos através da experiência envolvendo plantas. Ao longo de um trajeto de 200 metros, o visitante – com os olhos vendados – têm a possibilidade de tocar, cheirar e sentir a textura de mais de 70 espécies de plantas localizadas no interior do jardim. O passeio é gratuito e pode ser realizado de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Museu Botânico Gerdt Guenther Hatschbach

Assim como o Jardim das Sensações, o parque também é sede do Museu Botânico Municipal. A história do local, que conta com cerca de 400 mil plantas secas identificadas e preservadas, remete ao pioneirismo de Gerdt Guenther Hatschbach. Nascido em 1923, o Doutor Honoris Causa em Botânica foi convidado pelo então prefeito de Curitiba Ivo Arzua para compor o museu, inicialmente instalado no Passeio Público. Hatschbach – desde os 18 anos colecionando plantas – coletou ao longo de sua carreira mais de 80 mil exemplares, com destaque para 500 novas espécies. A importância de seu legado se traduz em números: 177 plantas levam o nome Gertii ou Hatschbachii na espécie, em sua homenagem. Gerdt Guenther Hatschbach faleceu em abril de 2013 e atualmente dá nome a um espaço no Museu Botânico de Curitiba.

Jardim Botânico - Curitiba Space

Outro ponto bastante fotografado e apreciado no Jardim Botânico é a estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná. Inaugurada no dia 09 de maio de 1993 – na gestão municipal de Rafael Greca de Macedo – a obra contem os seguintes dizeres: “Homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses que, geradoras da vida, dão alma à Curitiba Tricentenária”. A obra original, datada de 1907, está localizada no Rio de Janeiro. A cópia veio para Curitiba como um presente da Braspol – Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil.

Jardim Botânico - Curitiba Space

A proporção conquistada pelo Jardim Botânico está intrinsecamente ligada aos costumes da região. Em 1992, um ano após a inauguração do local, foi formalizado um plebiscito com o intuito de alterar o nome do bairro, até então oficialmente chamado de Capanema. Através do IPTU, todos os moradores tiveram a oportunidade de votar, e o resultado final trouxe 1.341 pessoas a favor da mudança do nome em homenagem ao parque, contra 351 votos. Antes mesmo de surgir o Jardim Botânico, grande parte da região era contemplada por terras pertencentes a Guilherme Schüch, grande figura na política brasileira, conhecido como o “Barão de Capanema”. A importância do personagem era tanta, que em 1880, D. Pedro II visitou o local e o considerou como um dos mais belos hortos do período imperial.

O bairro Jardim Botânico faz divisa com os bairros Capão da Imbuia, Centro, Cristo Rei, Jardim das Américas.

Jardim Botânico - Curitiba Space

O Jardim Botânico de Curitiba fica aberto das 6h às 20h (no horário de verão até às 21h), todos os dias. O Jardim das Sensações fecha na segunda-feira. Fica na Rua Eng. Ostoja Roguski, s/ n°, no bairro Jardim Botânico. Há entrada também pela Av. Prefeito Lothário Meissner.

Referências: FENIANOS, Eduardo Emílio. Jardim Botânico – Só pra não dizer que eu também não falei das flores. Curitiba. UniveCidade, 1999

Atrativos Turísticos

Outros posts