Especial: Instituições Religiosas

Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Especial: Instituições Religiosas

Igreja do Rosário

A primeira Igreja do Rosário foi construída em meados do século XVIII

Construída por escravos e sob o comando da Irmandade do Rosário, a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito não tem data precisa de construção. Acredita-se que tenha sido edificada entre 1737 – ano de inauguração da Igreja da Ordem – e 1762, data que marca o registro mais antigo do local no livro da Catedral. Na oportunidade, o Bispo de São Paulo D. Frei Manoel da Ressurreição permitiu o sepultamento dos Irmãos do Rosário no templo. A igreja serviu como espaço de preces para fiéis em razão de estar no trajeto de cortejo para o Cemitério Municipal de São Francisco de Paula; e também local de culto para imigrantes europeus católicos – a primeira missa que se tem documento realizada com imigrantes é datada de 01 de outubro de 1882, realizada por Dom Alberto José Gonçalves.

Igreja do Rosário - Curitiba Space

A estrutura da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito contemplava na época um interior simples e três altares destinados a Virgem e Senhora do Rosário; São Benedito; e Senhor Bom Jesus dos Perdões. Entre 1876 e 1893 – por motivo de demolição e reconstrução da Matriz – o templo serviu como o principal de Curitiba. No século XX, Monsenhor Celso Itiberê da Cunha patrocinou uma reconstrução que teve início em 1931 e término quinze anos depois. No local está localizado o túmulo do personagem paranaense. Em 1951, a Igreja do Rosário passou aos cuidados dos Padres Jesuítas.

Igreja do Rosário - Curitiba Space

Considerada um das principais e mais tradicionais de Curitiba, a instituição religiosa está presente em um cenário marcado pela diversidade cultural e de crenças. Em poucos metros – no Centro Histórico – é possível visitar e conhecer as Igrejas da Ordem e Presbiteriana, além da Mesquita de Curitiba e o Templo Hare Krishna.

A Igreja do Rosário fica na Praça Garibaldi, São Francisco. As missas no local acontecem todos os dias, às 17h. Nos domingos, há missas também às 8h30min e às 11h.

Igreja do Rosário - Curitiba Space

Referências:
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
WENDT, Fernanda. Os homens livres de cor e seus espaços de sociabilidade em Curitiba: relações com a população e com a Irmandade do Rosário, 1797-1820. Monografia – Disciplina de Estágio Supervisionado em Pesquisa Histórica do Departamento de História do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR. UFPR, Curitiba, 2006

Especial: Instituições Religiosas

Outros posts