Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Coleções do Museu Paranaense

O local possui hoje um acervo de aproximadamente 400 mil itens

A história das coleções do Museu Paranaense nos remete ao início da instituição. Inaugurado em 1876, o espaço tinha caráter particular com apoio financeiro e técnico por parte do governo provincial. Se consolidando como um centro cultural, em 1881, o Museu Paranaense foi regulamentado e teve no nome de Agostinho Ermelino de Leão o seu primeiro diretor.

Coleções do Museu Paranaense - Curitiba Space

Após os esforços de Leão na busca de organizar a instituição, a direção ficou sob responsabilidade do historiador Romário Martins, que permaneceu no cargo por um período de 27 anos. As primeiras décadas do século XX foram marcadas pelo crescimento do acervo da instituição e o constante patrocínio de pesquisas e estudos. Os fatos motivaram o diretor da época, José Loureiro Fernandes – sucessor de Martins – , a gerar a subdivisão do local em cinco categorias: Antropologia e Etnografia, Botânica, Geologia, História e Zoologia. A partir daí, o Museu Paranaense iniciou um serviço de taxidermia, assim como uma biblioteca técnica. Em 1940, a instituição publica o primeiro número dos Arquivos do Museu Paranaense, e posteriormente, uma pesquisa científica ao litoral do Estado do Paraná.

Coleções do Museu Paranaense - Curitiba Space

A reorganização das Coleções do Museu Paranaense aconteceu na década de 1970 com a transferência para a nova sede, no atual Paço da Liberdade. Na época, o museu recebeu uma exposição permanente que teve a orientação de uma comissão instituída entre a Secretaria de Educação e Cultura e a SPHAN, além da participação da museóloga Lygia Martins Costa, da SPHAN, o diretor do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, Cyro Corrêa de Oliveira Lyra, o diretor do museu, Professor Oldemar Blasi, o arquiteto Abraão Assad e o historiador Newton Carneiro.

Coleções do Museu Paranaense - Curitiba Space

Nas Coleções do Museu Paranaense é possível encontrar itens específicos de Pré e Proto-Históricas compostas por objetos de pedra, barro, ossadas humanas oriundas de sambaquis do litoral paranaense e artefatos das ruínas de assentamentos urbanos estabelecidos pelo governo da Espanha durante os primeiros séculos de colonização. Há salas que referem-se à história colonial através da exposição de armas, utensílios de cunho religioso, como por exemplo, a imagem da Padroeira de Curitiba, Nossa Sra. da Luz dos Pinhais, além de documentos cartográficas da história paranaense. Destaque também para a sala da Província do Paraná, que retrata através de objetos a criação do Estado; sala com uma coleção de leques e pentes do século XIX; e a sala da República, com acessórios que representam a história paranaense durante a época republicana.

Coleções do Museu Paranaense - Curitiba Space

Segundo o site do Museu Paranaense, o local “possui hoje um acervo de aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado“.

A inscrição das Coleções do Museu Paranaense no livro do tombo aconteceu em 11 de fevereiro de 1972.

Coleções do Museu Paranaense - Curitiba Space

O Museu Paranaense está localizado no prédio histórico do Palácio São Francisco, na Rua Kellers, 289, bairro São Francisco. O local abre de terça a sexta-feira das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Coleções Etnográficas, Arqueológicas e Artísticas do Museu Paranaense. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts