Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine Condor

O antigo cinema guarda hoje somente a sua fachada, com portas e a bilheteria

O local escolhido para receber o Cine Condor era bastante privilegiado, a esquina das Ruas Ébano Pereira e Cruz Machado. Há duas quadras da Praça Tiradentes, a região era bastante movimentada na década de 70, quando o local foi inaugurado.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Condor - Curitiba Space

No dia 7 de fevereiro de 1971, após quase dois anos do começo das obras, a sala de cinema era inaugurada, com a produção “Le Passager de la Pluie” (1969), do francês René Clement. O espaço ficava dentro de uma galeria, e a execução da obra ficou a cargo da Construtora Tabajara. O caminho até a entrada e a bilheteria era cercada de lojas, como é até hoje, aparentando um pequeno shopping.

As sessões no local traziam ao espectador alguns lançamentos internacionais e produções mais antigas. Em 1997, as atividades do Cine Condor chegaram ao fim, após 26 anos de exibições.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Condor - Curitiba Space

Atualmente, a galeria ainda mantém a sua estrutura e o cinema foi “ocupado” por um estacionamento. Ao deixar o seu carro, o cliente deixa o local usando as mesmas portas que o antigo cinema. A bilheteria, hoje fechada por um tapume, ainda pode ser vista no local.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEED. Cine Condor. Disponível em <http://www.cinema.seed.pr.gov.br>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts