Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine Avenida

O cinema ficava dentro do Palácio Avenida, junto com o Bar Guairacá

Cine Avenida fica dentro do prédio que levava o mesmo nome, inaugurado em 4 de abril de 1929. A primeira apresentação no local foi da companhia “Tro-LoLó” e a primeira sessão de cinema só aconteceu no dia 1º de maio, com a estreia de “Moulin Rouge”.

Palácio Avenida - Curitiba Space

Palácio Avenida, que até hoje chama a atenção das pessoas que passam pelo calçadão da Rua XV de Novembro de Curitiba, foi a primeira edificação construída para abrigar um cinema. Até então, as salas ficavam em prédios adaptados. Idealizado pelo imigrante e comerciante sírio-libanês Feres Merhy, o local sediou, além do Cine Avenida, o tradicional Bar Guairacá. O projeto arquitetônico original era de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse.

Na década de 60, o local começou a perder visitantes. A concorrência na região era cada vez maior e o Cine Avenida não conseguiu manter a sua alta frequência de outrora. O cinema, que era muito conhecido pelas suas exibições de “filmes de faroeste”, começava a caminhar para o seu fim.

Palácio Avenida - Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Avenida - Curitiba Space

Em 1974, já sem o Cine Avenida, o prédio foi adquirido pelo Banco Bamerindus. Seus quase 18 mil metros quadrados estavam a ponto de destruição, quando obras de revitalização e reestruturação foram iniciadas. Em 1991, o Palácio Avenida era reaberto, dessa vez como sede do banco estatal. Com a privatização da empresa, e sua posterior compra pela multinacional Hong Kong and Shanghai Banking Corporation, o prédio passou a ser a sede nacional do HSBC Bank Brasil.

O prédio é conhecido nacionalmente pelo seu coral natalino. Desde 1991, crianças de Curitiba se apresentam na janela do Palácio Avenida, cantando musicas natalinas em homenagem a data.

Palácio Avenida - Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Avenida - Curitiba Space

Palácio Avenida fica na esquina da Rua XV de Novembro com a Travessa Oliveira Belo, no centro de Curitiba.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEEC. Poty Lazzarotto – Painel Palácio Avenida. Disponível em <http://www.cultura.pr.gov.br>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts