Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine Arlequim

O cinema ficava no Largo Frederico Faria de Oliveira e era considerado de primeira classe

O Cine Arlequim foi inaugurado em 1955, pelo historiador David Carneiro. O projeto do edifício e da sala de exibição foi do arquiteto Fernando Carneiro, seu filho, que havia se formado há pouco tempo na Escola Nacional de Arquitetura, do Rio de Janeiro. O espaço escolhido era muito irregular, deixando a “missão” de Fernando ainda mais difícil.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Arlequim - Curitiba Space

No dia 13 de julho de 1955, o Cine Arlequim era inaugurado, com o filme “The Sound Barrier” (Sem Barreiras no Céu), de 1952. Nesse dia, uma decoração temática, com os personagens Arlequim, Colombina e Pierrô, deixava o local ainda mais atraente. Nas paredes, murais da artista carioca Nely Bezerra de Menezes.

Localizado em frente ao Largo Frederico Faria de Oliveira, o cinema era de primeira classe. Com o passar dos anos, a sala foi perdendo seus frequentadores e todo o glamour da década de 50 e 60 – assim como a maioria dos cinemas de Curitiba na época.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Arlequim - Curitiba Space

Nos últimos anos, os preços populares das sessões fizeram do local um “cinema underground”. Seu fim veio 24 anos depois de sua primeira sessão, no dia 9 de janeiro de 1979. Nesse dia, o Edifício Carlos Monteiro e o prédio anexo foram demolidos, para, pouco tempo depois, dar lugar as Lojas Americanas – que funciona até hoje. A loja fica na Rua Cândido Lopes, 267, Centro.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEED. Cine Arlequim. Disponível em <http://www.cinema.seed.pr.gov.br>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts