Parques e bosques de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Bosque Capão da Imbuia

O Museu de História Natural e sua vegetação são os destaques do Bosque

Com 42.400 m² de área total, o Bosque Capão da Imbuia é um remanescente da floresta de araucária. No começo do século XX, o local era considerado a transição entre a floresta subtropical da Serra do Mar e a vegetação do primeiro planalto, característica por seus pinheiros.

Até a década de 1960, a região era conhecida como Horto do Matadouro, para nove anos depois ser cedida a Secretaria de Estado da Agricultura, para a implantação de um jardim botânico.

Bosque Capão da Imbuia - Museu de História Natural Capão da Imbuia - Curitiba Space

Com a criação do Museu de História Natural, na década de 80, o terreno voltou a jurisdição municipal. A trilha de passarela metálica, com 400 metros, apresenta um passeio no interior do Bosque Capão da Imbuia, além de uma oportunidade visando pesquisadores entrarem em contato com a natureza. Ao longo do trajeto, 12 vitrines e painéis, conhecidos como “Caminho das Araucárias” informam os visitantes sobre alguns aspectos das plantas e animais da região.

Bosque Capão da Imbuia - Museu de História Natural Capão da Imbuia - Curitiba Space

Há também uma “calçada da fauna”, onde pegadas de animais são gravadas em cimento. O bosque é um dos últimos remanescentes dos capões nativos, vegetação típica da região, que inclusive dá origem ao nome do bairrovegetação arbórea (capão) de Ocotea porosa (imbuia).

O maior destaque do Bosque é o Museu de História Natural Capão da Imbuia, que contempla um acervo com vários animais, plantas e objetos retratando quatro biomas brasileiros: a floresta com araucária, floresta atlântica, cerrado e banhado. O acervo foi herdado do Museu Paranaense, das seções de Botânica, Geologia e Zoologia.

Bosque Capão da Imbuia - Museu de História Natural Capão da Imbuia - Curitiba Space

Essas exposições são climatizadas e trazem vários animais empalhados, que completam a sensação de realidade. Além disso, são expostos fósseis, aves, moluscos e peixes da bacia do rio Iguaçu. O Bosque Capão da Imbuia é indicado para pesquisadores, grupos escolares, escoteiros e professores. Para quem deseja saber mais sobre os animais, o Museu oferece uma visita guiada pelo local e uma biblioteca para o empréstimo de livros e kits didáticos a escolas.

A estrutura é tombada pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná desde 08 de abril de 1.983.

Bosque Capão da Imbuia - Museu de História Natural Capão da Imbuia - Curitiba Space

O Bosque Capão da Imbuia fica na Rua Professor Benedito Conceição, 407, no bairro Capão da Imbuia. O local fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para agendar uma visita escolar ao Museu de História Natural é só ligar para o telefone 41 3366 3133.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Capão da Imbuia. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts