Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Acervo da Discoteca da E-Paraná

O acervo é composto por LPs, CDs e outras mídias

A data em que passou a operar a Rádio E-Paraná – antiga Rádio Estadual do Paraná – ainda é incerta. A respeito de sua origem, uma das bases é a citação de Ernani Costa Straube: “A Rádio Emissora do Colégio Estadual do Paraná, criada em março de 1949, pela Congregação, a partir de uma proposta do autor, para formação de um clube de radioamadores, e que se achava instalada no terceiro pavimento do edifício, passou, pelo Decreto nº 4.985, de 2 de maio desse ano, a denominar-se Rádio Estadual do Paraná, mudando-se para outro local. Apesar de denominação que implicava na participação do Colégio em suas atividades, jamais o estabelecimento pôde usufruir de sua utilização…”

Acervo da Discoteca da E-Paraná - Curitiba Space

A inauguração oficial aconteceu no dia 01 de abril de 1953 durante os festejos em função do centenário de emancipação política do Paraná. Na oportunidade, o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto teve como propósito a instalação de uma rádio-emissora de cunho cultural e didático. Autorizada de forma ministerial através da Portaria nº 303, de 31 de março de 1953, a emissora teve seu funcionamento inicial com potência de 100 watts e frequência de 780 Khs.

Acervo da Discoteca da E-Paraná - Curitiba Space

O endereço atual, no Canal da Música, é datado do ano de 2000. No local é possível encontrar o Acervo da Discoteca da E-Paraná com mais de 21 mil discos em LP’s e CD’s, além de cerca de 310 gb em mídias digitais com arquivos musicais, entrevistas e programas. O Canal da Música fica na Rua Júlio Perneta, 695, Mercês.

Acervo da Discoteca da E-Paraná - Curitiba Space

A inscrição do Acervo da Discoteca da E-Paraná no livro do tombo aconteceu em agosto de 2012.

Agradecemos a atenção e a disponibilidade dos profissionais do Canal da Música.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Acervo da Discoteca da E-Paraná. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts