Especial: Universidade Federal Do Paraná – UFPR – Curitiba Space

Especial: Universidade Federal do Paraná

Quem foi: Nilo Cairo

Nome importante na fundação da UFPR, foi médico, engenheiro e professor catedrático

Nilo Cairo da Silva (1874 – 1928) nasceu no dia 12 de novembro, em Paranaguá. Médico, engenheiro militar e professor catedrático, além de bacharel em matemática, ciências físicas, engenharia e medicina, Nilo Cairo é considerado o criador intelectual da Universidade do Paraná, atual UFPR.

Filho do militar Simplício Manoel da Silva Junior, Nilo Cairo estudou o primário em sua cidade natal. Na adolescência, se mudou para o Rio de Janeiro e estudou no Colégio Militar. Após isso, entrou para o exército e se formou engenheiro militar pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). De 1891 a 1904, foi promovido várias vezes, chegando até ao posto de 1° tenente, porém, um acidente fez dois tímpanos se romperem, o afastando dos serviços militares da ativa.

universidade-federal-do-parana-ufpr-quem-foi-nilo-cairo-curitiba-space-2

Um ano antes, se formou pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, recebendo o título de doutor ao defender a tese “Similus Similibus Curantur”. Em 1906, após se casar e perder a mulher por conta de complicações no parto, se mudou para Curitiba, onde se dedicou a medicina homeopática. Na área, foi responsável por várias publicações e pela criação da Revista Homeopática do Paraná, que mais tarde virou Revista Homeopática Brasileira. Por conta de suas obras, foi convidado a entrar para a Academia de Letras do Paraná, sendo hoje o patrono da cadeira trinta e cinco.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - Quem Foi - Nilo Cairo - Curitiba Space

Alguns anos depois, Nilo Cairo decide retomar um antigo sonho de Rocha Pombo, o de criar uma Universidade em Curitiba. Para isso, se reuniu com alguns intelectuais importantes da época e, aproveitando uma alteração que desoficializava o ensino superior, criam a Universidade do Paraná, em 19 de dezembro de 1912, data que se comemora a emancipação do Estado. A primeira diretoria foi formada por Victor Ferreira do Amaral, como diretor; Euclides Bevilacqua, como vice; Nilo Cairo, 1° secretário; Daltro Filho, 2° secretário; João Barcellos, tesoureiro; e Hugo Simas, bibliotecário. A partir dessa data, Nilo Cairo fez parte da Universidade até 1925, quando decide se mudar para a sua terra natal. Em 6 de junho de 1928, em viagem para o Rio de Janeiro para tratar sua úlcera estomacal, faleceu na capital federal.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - Quem Foi - Nilo Cairo - Curitiba Space

Em Curitiba, dentre várias homenagens, destaca-se a rua que leva seu nome. Passando pelo centro da cidade, a Rua Nilo Cairo liga a região aos bairros Alto da XV e Jardim Botânico. Porém, a homenagem mais significativa pode ser vista em frente ao prédio histórico da UFPR. Um busto de Nilo Cairo fica em frente a instituição que ajudou a fundar, na Praça Santos Andrade, em meio a outros importantes educadores.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
WACHOWICZ, Ruy Christovam. A Universidade do Mate: História da UFPR, Editora da UFPR, Curitiba. 1983

Especial: Universidade Federal do Paraná

Especial: Quem foi?

Outros posts