Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Nilo Brandão

O professor foi fundador e diretor do Colégio Rui Barbosa em Curitiba

Nascido na capital do Paraná, Nilo Brandão (1893 – 1966) era filho do tenente Conegundas Brandão e de Maria Brandão, e começou seus estudos no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Chegou inclusive a ingressar na Escola Militar, mas saiu para se dedicar ao ensino.

Quem foi: Nilo Brandão - Curitiba Space

Em Curitiba, fundou o Colégio Rui Barbosa, sendo diretor da instituição por alguns anos. Em 1929, foi para Ponta Grossa lecionar Língua Portuguesa no Colégio Regente Feijó, e em 1932 retornou a Curitiba, para trabalhar no Ginásio Paranaense. Em seguida, trabalhou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (atual UFPR), como professor de História Contemporânea e de Português. De 1942 a 1951, foi professor do Serviço de Ensino e Orientação Profissional na Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, até ser obrigado a se dedicar integralmente ao Colégio Estadual do Paraná, que havia ingressado em 1948. Na instituição, ensinou Português, mesma matéria que posteriormente assumiu no Curso Técnico de Química do Paraná.

Na comunicação, Brandão foi diretor da revista “Correio dos Ferroviários”, entre 1952 e 1961; e nesse período criou as colunas “Nos Domínios da Gramática” e “Corrija se Souber”, meios que interagia com o leitor respondendo algumas dúvidas. O curitibano escreveu também alguns livros, como “A Lógica da Frase”, “Curso de Português para o Ginásio”, “Problemas Ferroviários” e “Português Ginasial”, os quais assinou com o pseudônimo de “Nilo do Egito”. Brandão escreveu também três peças teatrais: “O mecânico”, “O Poder do Amor” e “O Bilhete Premiado”, que foram encenadas pelos alunos ferroviários, com direção do teatrólogo Waldemar Silva. Ao se aposentar, continuou ensinando Português no Instituto Politécnico Estadual.

Quem foi: Nilo Brandão - Curitiba Space

Nilo Brandão faleceu em 4 de julho de 1966, também em Curitiba. Na cidade, uma via localizada no bairro São Lourenço homenageia o curitibano. A Rua Professor Nilo Brandão começa em frente ao Colégio Marista Santa Maria, localizado na Rua Mateus Leme, e acaba na Av. Anita Garibaldi. Há também outra homenagem, o Colégio Estadual Professor Nilo Brandão, localizado na Av. Jorn. Aderbal Gaertner Stresser, no bairro Cajuru.

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.

Especial: Quem foi?

Outros posts