Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Nilo Peçanha

O político ocupou o cargo de Presidente do Brasil nos anos de 1909 e 1910

Nascido em Campos dos Goytacazes, Nilo Procópio Peçanha (1867 – 1924) ocupou o cargo de Presidente da República do dia 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910. O político assumiu o posto após a morte de Afonso Pena e foi o primeiro mulato presidente do Brasil.

Quem foi: Nilo Peçanha - Curitiba Space

Filho de agricultores, Peçanha começou seus estudos em Campos e os conclui na capital do Estado. Em seguida, ingressou na Faculdade de Direito de Recife, onde começou a apresentar seu interesse pela política e se tornou advogado.

No dia 31 de dezembro de 1903, passou a ocupar seu primeiro cargo político de destaque, o de Presidente do Rio de Janeiro (posto equivalente ao de Governador). Peçanha ficou no cargo até 1º de novembro de 1906, e quinze dias depois elegeu-se vice-presidente do Brasil, no mandato de Afonso Pena. Após quase três anos no cargo, o presidente faleceu, dando espaço a Nilo Peçanha na presidência. Ocupando o cargo provisoriamente, Peçanha foi sucedido por Hermes da Fonseca e no dia 31 de dezembro de 1914 voltou ao cargo de Presidente do Rio de Janeiro, onde ficou até 7 de maio de 1917.

Quem foi: Nilo Peçanha - Curitiba Space

Em 1921, concorreu novamente à Presidência do país, mas uma crise envolvendo falsas cartas, atribuídas a Artur Bernardes, prejudicou sua candidatura. Bernardes sagrou-se o vencedor da disputa, com 466.877 votos contra 317.714 votos dados a Nilo Peçanha.

Poucos anos depois, Nilo Peçanha faleceu e foi sepultado no Cemitério de São João Batista. Em Curitiba, o ex-presidente dá nome a uma extensa via, que passa pelos bairros São Francisco, Bom Retiro e Centro Cívico.

Quem foi: Nilo Peçanha - Curitiba Space

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts